5 Hábitos que te ajudarão no tratamento de ansiedade

segunda-feira, agosto 27, 2018

O transtorno de ansiedade tem se tornado uma das doenças psicológicas mais diagnosticadas no Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 9,3% dos brasileiros apresentam sintomas de alguns dos vários tipos deste transtorno (fonte). Sabendo disso, falar sobre o assunto tem sido uma maneira de alertar e ajudar muitas pessoas sobre essa doença. E neste post, trago 5 hábitos que te ajudarão no tratamento de ansiedade.  
5 Hábitos que te ajudarão no tratamento de ansiedade
Buscar por ajuda profissional é fundamental, mas existem pequenos hábitos que juntos te ajudam a alcançar melhores resultados. Veja abaixo algumas dicas:

Técnicas de Respiração
Existem muitas técnicas de respiração, uma delas é a Respiração Diafragmática que consiste na movimentação do diafragma permitindo que o pulmão se expanda, assim, garantindo maior oxigenação e, consequentemente, alivio no estresse, insônia e ansiedade.

Praticar exercício físicos 
A prática de exercícios físicos é recomendada para qualquer pessoa. Na ansiedade, os exercícios físicos aeróbicos, como, nadar, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar podem te ajudar no tratamento e prevenção da depressão; estresse; síndrome do pânico; melhorar questões de criatividade e raciocínio. 

Com a prática de exercícios físicos há o aumento na produção de neurotransmissores ligados ao bem estar emocional, como, a dopamina, adrenalina, serotonina e noradrenalina, logo, atividades como atenção, motivação, humor, sono são regulados.

Dançar e Ouvir Música
Dançar também é um atividade aeróbica, logo, auxilia na produção de neurotransmissores. Enquanto ouvir música pode ajudar a reduzir o estresse e promover sensação de bem-estar.

Tenha um Bullet Journal
O excesso de pensamento é um dos sintomas da ansiedade, por isso, criar um bullet journal pode te ajudar a controla-los. Nele, você poderá colocar desde compromissos diários até pensamentos que você tenha durante o dia. Tenho um bullet journal e confesso que ele tem me ajudado muito no quesito organização, além de ser um meio para descarregar minhas idéias e pensamentos.

Busque outros métodos de tratamento - Acupuntura
Existem muitos outros métodos que auxiliam no tratamento de ansiedade. Alguns deles são: yoga, musicoterapia, cromoterapia, entre outros métodos, como a acupuntura.
5 Hábitos que te ajudarão no tratamento de ansiedade
A acupuntura é um dos métodos utilizados e que resulta em alívios imediatos e contínuos, justamente por agir via nervosa, produzindo neurotransmissores, como, endorfina e serotonina. Trazendo o efeito de relaxamento muscular; antidepressivo e calmante, por exemplo.

No site do Dr. Hong Jin Pai encontrei um artigo muito interessante que explica o que é ansiedade, os métodos de tratamento e tudo sobre acupuntura e como ela contribui no tratamento de ansiedade. Clique aqui para conferir o artigo: Tratamento de Ansiedade e Stress.

Espero que este post alcance pessoas que precisem de ajuda e saiba que existe maneiras de viver uma vida leve e feliz, então, busque ajuda de um profissional e cuide de você o quanto antes. 

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33 Comentaram

  1. Gostamos das dicas, esses hábitos realmente ajudam a controlar a ansiedade!!! Ótimo post!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com/

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  2. Oie Marcela, esse é o tipo de post que eu precisava ler, quando tenho minhas crises de ansiedade a primeira coisa que ataco são as unhas, quebrando todas e não consigo comer nada, o apetite simplesmente some. Gostei muito das suas dicas e já pensei muito em fazer acupuntura. Ótimo post!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

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  3. Fiz acupuntura por um bom tempo e realmente ajuda bastante.
    Crises de ansiedade são um problema sério e mega desconfortável

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

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  4. bons conselhos e dicas
    https://retromaggie.blogspot.com/

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  5. Adorei as suas dicas sobre ansiedade.
    big beijos
    https://www.luluonthesky.com/

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  6. Sou um bocado ansiosa, por isso precisava mesmo de ler este post, obrigada!
    Já há algum tempo que ando a pensar experimentar acunpuntura.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

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  7. Apesar de eu não ter ansiedade, achei essas dicas ótimas!
    Eu tenho muita vontade de fazer acupuntura e aprender técnicas de respiração, até porque isso faço no automático e de forma errada. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

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  8. Que legal esse post e essas dicas, eu sou uma pessoa bem ansiosa então é sempre bom reler essas coisas.
    Fazer exercícios é realmente algo que ajuda muito, eu noto a diferença quando vou as aulas de circo, eu descarrego energia e volto renovada.
    Não tinha pensando por esse lado do bullet journal, eu sou ansiosa justamente pelo excesso de pensamentos, talvez escrever seja uma boa opção pra aliar esse sentimento.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

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  9. Ótimas dicas, amei todas, principalmente a do bullet journal. A vida hoje está tão corrida que até quem não sofre de ansiedade deve levar essas dicas em conta. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

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  10. Eu até pensei em aderir o bullet jornal, mas sempre achei muita informações e estou a procura de modelos mais praticos e simples por meu dia a dia. Eu amei esse post, hahaha <3

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

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  11. Amei suas dicas, tenho ansiedade desde que era pequena e isso já me afetou muito. Hoje consigo controlar e o que mais me ajuda é sair e resolver as coisas que tenho medo. Por exemplo, fico ansiosa para uma reunião e vou mesmo assim. Na próxima já não estarei tão aflita! Não sei, mas encarar o medo e ansiedade ao invés de me refugiar me ajuda!

    www.kailagarcia.com

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  12. As técnicas de respiração me ajudam muito! Os exercícios físicos também. Eu tive que parar agora por conta de umas dores esquisitas no joelho, mas não vejo a hora de voltar, porque me ajuda muito. Amo dançar e ouvir música!!! Então estou sempre com o Spotify ligado, haha! Já tentei fazer um bullet mas não me ajudou muito, fiquei estressada só na hora de criar ele, haha! Aí desisti. Acupuntura é bom, mas nunca fiz. Minha vó sempre fala pra eu fazer, mas nunca parei pra fazer mesmo. Adorei as dicas do post! Vou ver se faço a acupuntura logo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

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  13. Suas dicas estão incríveis Marcela, eu já tive uma época de muita ansiedade fiz tratamento e hoje lido bem com os sintomas!
    Esse é um grande mal desse século essas doenças sintomáticas não são fáceis!
    Beijos
    www.silalmeida.com

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  14. Uso técnicas de respiração as vezes e voltei a praticar exercícios. Não sabia do bullet journal, preciso começar a usar.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

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  15. Que ótimas essas dicas, não me considero ansiosa mas gostei muito do post.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
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  16. Que dicas ótimas! Eu nunca fui fazer tratamento pra saber se tenho ansiedade, mas sou sim uma pessoa bem ansiosa. Das técnicas acima, só a acupuntura não tenho no meu dia a dia x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

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  17. Quantas dicas maravilhosas, Marcela. Sofro com um pouco de ansiedade e isso vai me ajudar. Beijos
    www.achatadebatom.com

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  18. Fazer exercício físico é muito bom. Estou dançando todos os dias de 30 a 60 minutos e é uma sensação muito boa. Tentei fazer um bullet journal, mas cansei. Eu prefiro me dedicar aos meus livros de colorir. Eu gostaria de fazer acupuntura.
    Bjus!

    galerafashion.com

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  19. Que poste maravilhoso.
    Ótimas dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

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  20. Tenho outros problemas de saúde mas esse felizmente não .
    Mas suas dicas são preciosas para quem padece desse mal.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

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  21. Adorava experimentar a acupuntura. O post é super util!
    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com/

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  22. Muito importante o post, é sempre bom conversar sobre como ajudar as pessoas e também a nós mesmos, as dicas são ótimas =)
    Beijos! ♡
    www.blogdaju.com.br

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  23. Marcela, eu já sofri disso e não recomendo a ninguém. Na verdade, não o transtorno, mas a crise.

    Eu adicionaria aí o que me ajudou a superar as crises: descobrir o problema que me fazia ter as crises.
    Um fato que desencadeava tantas reações em meu corpo. Contei até sobre isso lá no blog, algumas vezes. Muito belas suas dicas. Ótimas!

    :**
    In.Material
    @in_material

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  24. Muito bacana as dicas, eu sofro um pouco com isso :s beijos
    www.blogbelezamake.com

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  25. Adorei as dicas!
    Eu sou muito ansiosa e para aliviar as crises, eu faço bastante atividade física, e respiro profundamente, ajuda demais.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

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  26. Eu era muito ansiosa, respiração me ajuda muito e atividade física.
    Nossa já fui bem pior eu não conseguia seguir o dia de tanta ansiedade com algumas coisas, mas agora consigo respirar, pensar em outras coisas e passo o dia sem ansiedade.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

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  27. Eu fui diagnosticada com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) a sete anos, atualmente eu tomo apenas um remédio diariamente, mas, eu comecei o tratamento tomando seis capsulas por dia. Sei bem como é se sentir ansiosa e pior, ter crises de ansiedade. Até falo um pouco sobre isso lá no blog.
    Posso confirmar que as suas dicas são ótimas e funcionam muito bem, principalmente o controle funcional da respiração. Uma vez eu cheguei no hospital com uma crise, reclamei que não estava conseguindo respirar direito. Aí uma enfermeira me respondeu que eu só precisava prestar atenção na minha respiração, por que meu problema não era falta de ar, e sim o excesso dele, eu estava com hiperventilação. Também tenho um bullet journal que me ajuda muito, nele eu mantenho também um histórico de hábitos, daí, nas minhas visitas médicas periódicas, consigo comentar com o meu médico exatamente os dias em que me senti mais ansiosa e porquê.
    Enfim, eu amei te post. Esse é um assunto que deve ser discutido para que mais e mais pessoas tenham acesso a informação.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

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  28. eu sofro MUITO com ansiedade, essas dicas sao ótimas, acho que ter esse momento de meditação, respirar, focar no presente etc é maravilhoso, fora ter um escape, dançar, pintar, praticar exercício tbm ajuda muito!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

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  29. Gostei muito das dicas, principalmente sobre exercícios físicos. Eu tenho vontade de fazer acupuntura
    Charme-se

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  30. Dois, três e quatro é comigo mesmo ♥ realmente funciona! amei o post!
    beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

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  31. Bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.com/

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  32. Boas dicas, só quem passa por isso sabe como é complicado.

    Já estou seguindo seu blog, poderia seguir o meu também? https://docemakeupoblog.blogspot.com/ Tem post novo e eu espero que você goste!

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  33. Gostei muito das dicas. Post sensacional.
    Beijos

    www.glamour2.com

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