O que é upcycling?
quinta-feira, junho 18, 2020Semana passada perguntei lá no meu instagram (@marcelamirandda) se vocês sabiam o que é upcycling e, para a minha surpresa, cerca de 70% da galera que me acompanha por lá não fazia ideia do que se trata essa técnica. Pensando nisso, trouxe um resuminho do que é upcycling e alguns dos meus trabalhos usando essa técnica sustentável para ilustrar.
Mas antes, para entendermos o que é upcycling temos que primeiro visualizar o cenário que o setor da moda se encontra, para que possamos entender sua importância e sua eficácia.
Atualmente, a quantidade de tecidos produzidos mundialmente é bem maior do que necessário, isto é, poderíamos ficar anos e anos sem produzir qualquer tecido ou peça de roupa que, ainda sim, teríamos uma quantidade necessária para toda a população mundial. - muitas das cadeias têxteis produzem até meio bilhão de peças de vestuários por ano.
Essa confecção desenfreada ocorre justamente por conta das fast-fashions e sua incansável corrida por vender tendências; estas que estão mudando cada vez mais rápido. Ou seja, o mercado da moda sobrevive em um ciclo sem fim de mudanças de tendências e novidades que precisam estar nas lojas o mais rápido possível para que o consumidor possa compra-las e consumi-las, até que outra novidade surja ocasionando a confecção desenfreada, a compra excessiva e, claro, o grave problema da desvalorização das peças de roupas em muitos sentidos.
O que é upcycling?
A técnica upcycling se propõe a reutilizar e dar novos sentindo a objetos já existentes e que seriam descartados. Na moda, geralmente, são reciclado peças de roupas e tecidos manchados, furados e que não podem mais ser usados ou doados. Mas claro, peças que estão perfeitas condições também podem ser feitas o upcycling, um exemplo, sou adepta a usar peças de roupas masculinas para fazer novas peças. - aguarde que teremos um post sobre essas criações por aqui.
Os benefícios desta pratica são muitas. Em resumo, ela é responsável por reduzir resíduos têxteis e a exploração de novas matérias primas para a geração de novos produtos. Ou seja, o upcycling propõem que utilizamos resíduos como insumos, uma espécie de "do lixo á moda".
Alguns exemplos de upcycling
Aprendi sobre esse método sustentável na faculdade e desde então não parei mais de olhar todas as peças já produzidas como novas maneiras de fazer moda.
O conjunto
Esse foi meu primeiro upcycling que fiz durante a faculdade. A ideia era pegar peças de roupas que estavam velhinhas e transforma-las. Então, peguei uma blusinha preta e uma saia preta que estava muito curta e fiz um belo conjunto. Leia a postagem completa sobre como reformei as duas peças aqui.
De vestido de festa á muscle tee
Estava louca por uma muscle tee e pensei "porque não utilizar tecidos já fabricados para fazer a minha própria" e voilá, vejam o vídeo abaixo do meu processo criativo e desenvolvimento.
Por fim, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa técnica sustentável que tem sido cada vez mais fundamental no mercado da moda.
27 Comentaram
Eu já tinha ouvido falar do upcycling, uma amiga até comentou comigo que ela iria fazer uma campanha de publicidade pra roupas upcycling como trabalho na faculdade dela. Achei bem legal!
ResponderExcluirAdorei suas criações, sempre criativa!
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Não sabia que se chamava assim, mas já dei muita roupa para reciclar em lojas de fast fashion que fazem a recolha de roupa!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Amei saber o que é, eu não sabia... mas me lembrou as famosas customizações, em que a gente dá uma nova cara para a roupa que não está sendo usada mais.
ResponderExcluirAdorei o upcycling que você fez, ficou lindo!
Beijos.
Diário da Lady
Não conhecia o conceito, achei interessante :)
ResponderExcluirhttps://blogda-joana.blogspot.com/
AMO aprender mais sobre moda, não conhecia a técnica e adorei! O conjunto reformado ficou perfeeito ♥
ResponderExcluirUm beijo,
Blog da Kitbox ♡
Marcela eu não sabia pelo nome mas sempre reaproveitei algumas peças de roupas que já não usava mais mandava reformular e virar uma nova peça.
ResponderExcluirEssa técnica é maravilhosa.
Beijos
www.silalmeida.com
Oi, Marcela!
ResponderExcluirEu amei saber mais dessa técnica! Estou entediada nessa quarentena e estava pensando em reformar algumas roupas, então esse post veio ser uma boa pedida :D
Estante Bibliográfica
A muscle que fez ficou linda! Essa técnica é incrível e o meio ambiente agradece!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Seus posts são incríveis, Ma! Amei saber o que é upcycling, sem dúvida, é uma técnica que as marcas poderiam adotar. ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Na faculdade de moda a gente também explorou bastante o upcycling e eu acho maravilhoso, economiza e ajuda a reaproveitar peças e tecidos que seriam descartados.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Eu não sabia que esse método tinha esse nome. Tem tanta coisa por trás da moda, que a gente não tem a mínima ideia, né? Adorei o seu primeiro upcycling. Ficou lindo! Parabéns. E adorei a ideia do muscle tee, que a propósito estou de olho nesse modelo. ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Não sabia dessa técnica, mas gostei de conhecer. Gostei do resultado do que fez usando essa técnica :)
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Não sabia que era esse o nome, minha mãe faz muito isso. Essa muscle tee ficou linda!!!
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Adorei saber que essa técnica tem nome, ja vou anotar aqui que é upcycling. As vezes eu corto calças leggings pra fazer bike short e o tecido das "pernas" ficam sobrando, nunca sei o que fazer com aquilo. Vou começar a pesquisar mais pra ver se crio algo com essas sobras. Amei demais a muscle tee que você fez!!! *-*
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
A great post! I love your blog.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirTudo bem?
Tenho admitir também não sabia disso e amei sua postagem, bem informativa. Parabéns!
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Instagram
Super explicativa a sua postagem, eu já tinha ouvido falar o nome mas não lembrava o significado.
ResponderExcluirBig Beijos
www.luluonthesky.com
Oi Marcela, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre essa prática. Precisamos cada vez mais de sustentabilidade, nosso mundo não tem condição de lidar com tanto resíduo quanto o que a gente produz.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Eu também não conhecia essa técnica, acho que podemos ver como mais uma tendência do mundo pós-pandemia.
ResponderExcluirVisite-nos: Make Beauty Close | Instagram
Beijos
Tinha noç
ResponderExcluirao do que se tratava mas o teu post explica muito bem
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Também não sabia, super interessante, parabéns pelo post!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Que legal, eu não conhecia, amei a muscle tee
ResponderExcluirCharme-se ♡
Não fazia ideia dessa técnica e estou encantada com o que fez com o conjunto.
ResponderExcluirAchei bacana moda sustentável é tão difícil de ver ai quando vejo fico encantada.
Beijos!
Pam Lepletier
Não conhecíamos o conceito, mas que interessante. Seu post ta demais! Estamos acompanhando seu cantinho, ele é incrível, parabéns! ♥
ResponderExcluirBeijos
VOU ARRASAR BLOG
Nossa que demaisssss, Marcela! Ameei, eu não conhecia esse termo na moda, achei incrível saber mais sobre, amooo moda sustentável, seu trabalho da facul ficou incrível, ameeei! <3
ResponderExcluirBisous,
BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
www.pequenomuffin.com.br
INSTAGRAM: @blogpequenomuffin
Essa técnica tem mesmo muitos benefícios, ela ajuda principalmente a diminuir o consumo desenfreado.
ResponderExcluirJá usei do upcycling algumas vezes, mas nada tão elaborado como seus feitos criativos, haha.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
A great post! I love your blog. Your content is very interesting < 3
ResponderExcluirDeixe seu comentário!