Livro: As Vantagens de Ser Invisível

sexta-feira, junho 23, 2017

O livro As Vantagens de Ser Invisível, do autor Stephen Chbosky, foi publicado pela primeira vez em 1999 e foi adaptado para o universo cinematográfico e lançado em 2012.

Portanto, não é nenhuma novidade mas, depois de tanto enrolar para ler, foi durante o mês passado que tomei coragem e tive o prazer de conhecer a história de Charlie, um adolescente de 15 anos que está no ápice dos descobrimentos adolescentes.

Livro: As Vantagens de Ser Invisível

Sinopse
As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie, um adolescente de 15 anos, que está se descobrindo e, também, passando por alguns momentos difíceis, como, por exemplo, o suicídio de seu melhor amigo e a perda de sua tia. Além disso, Charlie tem que lidar com suas questões existências e aprender a não ser só um expectador de sua própria vida.

Depois que o protagonista conhece os irmãos Patrick e Sam, também adolescentes, a rotina de Charlie muda, fazendo ele aprender a conviver com pessoas diferentes, lidar com seu primeiro amor e amizades.

Minha Opinião
O livro é todo narrado por cartas que Charlie escreve para alguém que não sabe quem ele é. Como um diário, o protagonista relata sua vida e suas experiências a seu "amigo especial", logo, conseguimos nos simpatizar e entender os pensamentos e reflexões dele a cada página, a cada carta escrita.

O livro fala com veracidade sobre o mundo adolescente, abordando temas como sexualidade, drogas, amor e amizades. Acredito que você precise ter mente aberta para ler e entender o que Stephen Chbosky quis passar. Ao decorrer da história, os acontecimentos vão ficando mais fortes e o final é um tanto angustiante.

Livro: As Vantagens de Ser Invisível

Sem spolier: Em relação ao final do livro, achei o acontecimento muito grave para ser encerrado daquela maneira. Senti a necessidade do autor trabalhar mais o assunto e preencher as lacunas que o livro deixou. Além disso, acredito que ficou confuso a questão de Charlie sofrer ou não algum distúrbio psicológico. Embora o protagonista tem algumas crises e comportamentos estranhos em algumas cenas, não ficou claro para o leitor o quadro clinico e psicológico de Charlie.

Entretanto, recomendo demais a leitura do livro (que é bem rápida por sinal). Acredito que é trabalho do leitor extrair as lições e pensamentos que Stephen nos deixou.

Livro: As Vantagens de Ser Invisível

E vocês, já leram o livro? Eu ainda não assisti o filme mas já estou curiosa para saber como ficou essa adaptação. Um beijo e não deixe de comentar!
 Me acompanhem na redes sociais:

You Might Also Like

20 Comentaram

  1. Concordo com você Marcelo, o final é agoniante!
    Eu só vi o filme, fiquei meio decepcionada e então nem tive coragem para ler o livro, mas acho que tenho que dar uma chance né?

    papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor ❤ Que post lindo!
    Já li e amei, achei o livro melhor que o filme, no filme tem partes que não consegui entender direito, partes cortadas... Em fim, o livro é perfeito! Eu amei ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. mt bacana sua indicação, eu adoro o filme, ja vi varias vezes e tenho mt curiosidade em ler o livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Sua resenha me deixou com muita vontade de ler este livro. Parece ser ótimo. Adoooooreeeiiii!! Beijos ❤😍😘👍

    http://completamentemisturado.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah como eu amo esse livro, tenho um amor profundo por ele, é super recomendado. Beijos
    https://faahsantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não lemos o livro e nem assistimos o filme, mas gostamos da sua resenha, ficamos com vontade de ler o livro!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li o livro e não gostei dele. Demorei para começar a gostar da história e quando comecei a gostar, o livro acabou. E o que foi aquele final? Preciso assistir o filme pra ver se acabo gostando mais dele.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive tanta curiosidade em ler o livro ou assistir ao filme, mas algumas semanas atrás estava passando na Sky, então resolvi assistir. Me senti meio perdida, exatamente por ele ser meio estranho e algumas situações meio confusas. Mas gostei, porém, pela primeira vez, tive certeza não querer ler o livro, coisa que sempre acontece, despertar um interesse maior e saber a história de forma mais completa.

    Beijos,
    Última postagemFanpage

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro logo antes do filme sair, e adorei. Só acho a história um pouco tensa. Achei o final bem mal explicado, ou eu fui lenta e não entendi direito. Só depois pensando bem que entendi tudo. Acho um clássico que todos deveriam ler, a história é bem tocante e você fica bem ansiosa pra chegar no fim e tentar descobrir pra quem ele envia as cartas x)

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li, mas quero ler

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca consegui ler o livro e vim conseguir ver o filme esses dias, acho que estava com medo de me decepcionar rs
    Eu amei o Charlie, só que sebo final for igual ao do filme, concordo que devia sei lá pelo menos terem tomando decisões mais sérias, se bem que os pais dele não podia fazer mais nada
    Beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. A história é linda demais, né? Nunca li o livro, mas vi o filme e achei excelente. Amei sua resenha! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. adorei a resenha, amo esse livro

    www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  14. Eu só vi o filme, mas queria ler o livro justamente por ter mais essa pegada de diário e a gente se sentir mais próximo do personagem principal. Enfim, gostei da resenha! O ruim é que por eu já ter visto o filme, capaz deu dar aquela enrolada com o livro também, hahaha! Mas sou curiosa e tenho certeza que termino, só não sei se será rápido, haha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece ser bem interessante e legal, a resenha ficou ótima!
    Vou ver se leio ele, gostei :D

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu só vi o filme, não li o livro... Mas sobre o final, eu senti isso no filme também, tanto é que fiquei meio sem entender muito bem se era aquilo mesmo.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  17. Eu assisti o filme de tanto que as pessoas falavam, mas não gostei nadinha!
    Primeiro que não me identifiquei em nada sabe, minha adolescência não foi nada parecida com a dos personagens, achei bem chato :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Há uns quatro anos comecei a ler o livro, era emprestado, devolvi e nunca terminei de ler Marcela rs. Mas eu assisti o filme, não me lembro muito, mas eu até que gostei. Não sabia que o livro era de 99, tão atual!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, também li esse livro no incio desse mês e terminei ele em um dia. Já tinha assistido o filme e adorado, então esses dias tava na casa de um amigo e vi ele na prateleira. Peguei pra ler.
    Concordei muito com o que você disse em relação a incógnita do final, poxa :\ inclusive, muita gente acaba confundindo muito as coisas por não ter um final "concreto" mas fazer o que. Apesar disso, achei uma ótima leitura.

    Beijão ♥
    Juba

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!