Quais profissões existem no ramo da moda?

quarta-feira, junho 28, 2017

Muitas pessoas tem dúvidas em relação a quais profissões existem no ramo da moda. Há quem tenha uma visão limitada desta área e só conheça profissões, como, costureiros, estilistas e modelos mas, neste post, vou mostrar o quão amplo é o mercado de moda.


Sendo a industria da moda um dos ramos que mais empregam no Brasil, este mercado envolve profissionais desde a idealização, passando pela confecção, divulgação, até chegar a venda de cada peça. Confira abaixo, algumas profissões que existem no ramo da moda:

Cool Hunter
Este profissional é o responsável pela realização de pesquisas que direcionará coleções de moda. Resumidamente, ele traduz macrotêndencias em oportunidades de negócios, ou seja, é aquele que fica ligado em tudo que acontece no mundo. Analisa o comportamento e as influencias do consumo.
É preciso: ser curioso, ter repertório e estar sempre conectado.

Comprador de moda
O nome já é auto explicativo, este profissional realizará compras, como, por exemplo, tecidos e aviamentos. Também é responsável por pesquisar fornecedores e fazer negociações.
É preciso: ser comunicativo e persuasivo.

Marketing de moda
O marketeiro de moda cria e desenvolve estrategias de marketing para uma marca de moda. Através de pesquisas, identifica a necessidade do consumidor e cria ações que resultará em economia.
É preciso: ser estrategista, ser criativo, ter boa comunicação.

Gerente/Gestor de produção
Responsável por planejar os produtos, fazer pedidos de compras de matéria-prima, gerenciar todo o departamento de corte, costura, acabamento, embalagem, distribuição e estoque.
É preciso: ser organizado e ter espirito de liderança.

Editor de moda
Produz e orienta o conteúdo de moda, trabalhando em revistas e internet (sites e mídias sociais). O editor de moda acaba sendo um influenciador, é ele que coordena o trabalho de produtores e fotógrafos. É necessário ter uma bagagem de experiencia para ocupar esta função.
É preciso: ser criativo, saber escrever, saber liderar, ter um bom repertória de moda e arte.

Produtor de moda
É quem produz desfiles de moda, campanhas publicitarias, catálogos de marcas e todo tipo de eventos de moda. Responsável por produzir os looks, ajudar na escolha de maquiagem e penteado, montar cenários e escolher locações. O produtor de moda trabalha em parceria com o Stylist de moda.
É preciso: ser proativo, criativo e saber sobre história da moda. 

Stylist
Responsável por traduzir em imagens um conceito de uma marca, coleção de moda ou campanha. É o Stylist que da a vida ao conceito apresentado e cria, com base no desejo do cliente, a imagem da marca/coleção/campanha.
É preciso: saber liderar, ter repertório e criatividade.

Figurinista
Compõe produções e estilo para personagens artísticos, ou seja, é ele que seleciona ou desenha looks para personagens de tv, filmes, campanhas publicitárias, balés, peças teatrais e etc.
É preciso: ser criativo, entender do mundo das artes, ser autodidata e fazer pesquisas incessantes.

Consultor de moda/imagem
Orienta na composição da imagem pessoal ou profissional, estudando o perfil do cliente e assessorando na montagem do guarda-roupa, looks e desenvolvendo o estilo do cliente.
É preciso: ter credibilidade, ser carismático e, muitas vezes, ter vivência na área.

Visual Merchandiser
É o profissional responsável por definir o visual da loja de acordo com a marca, é ele quem vai cuidar das vitrines e todo a ambiente da loja, fazendo com que os clientes sejam atraídos para ela.
É preciso: ser organizado e criativo.

Vendedor de moda
Vende produtos de moda, de roupas á acessórios, em lojas de atacados e varejos.
É preciso: ser persuasivo, ter boa comunicação e ser ágil.

Designer de estampas
É quem cria e desenvolve estampas para moda e decorações. Este profissional trabalha diretamente com estamparias, tecelagem e marcas.
É preciso: ser criativo e saber inovar.

Estilista
Cria e desenvolve roupas e acessórios. Este profissional trabalha em parceria com o modelista.
É preciso: ter repertorio e ser criativo.

Modelista
É o responsável por passar para o papel a ideia de uma roupa e procurar soluções técnicas para desenvolve-la, ou seja, ele transforma a criação em realidade. 
É preciso: ter precisão e conhecimentos em áreas técnicas.

Piloteira (o)
É o profissional que costura a primeira peça - com a orientação do modelista. É ele que faz o modelo sair definitivamente do papel.
É preciso: ter praticidade e concentração.

Costureira (o)
É o profissional que confecciona roupas e sapatos. Pode trabalhar como autônomo, assim como, pode trabalhar para uma marca.
É preciso: ter habilidade e ser ágil.

Fotografo de moda
Concretiza e acompanha produções de fotos de moda para revistas, campanhas e catálogos.
É preciso: sensibilidade, cuido estético e planejamento.

Jornalista de moda
Responsável por escrever matérias de moda em sites, revistas e jornais. O jornalista de moda comenta sobre desfiles, tendências, campanhas e marcas.
É preciso: ser comunicativo, estar sempre conectado e ter uma boa escrita.

Essas são algumas das profissões que existem no mercado de moda. Mas existem muitas outras como, por exemplo, docente/professor de moda; modelo, modelo de prova, cabeleireiro, maquiador, agente de modelo, blogueiro de moda, entre muitas outras profissões.

O mercado da moda é ou não é amplo? Embora muitas áreas sejam limitadas, lembre-se que a industria da moda é uma das áreas que mais empregam no Brasil, basta ter força de vontade e estudar muito que um dia você chega onde deseja!
Me acompanhem na redes sociais:

You Might Also Like

38 Comentaram

  1. Não faltam opções para seguir uma profissão na moda.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  2. Nossa quantas profissões kkkkkkkkkkkkk e eu não imaginava tudo isso não rsrs

    Beijinhosss
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem mais viu hahahah, é que eu não coloquei mais para o post não ficar cansativo!

      Excluir
  3. Fiz curso técnico em vestuário e passei por algumas dessas áreas. Gostei bastante de tudo o que vi e vivenciei, mas confesso que acabei descobrindo que o meu amor é "por trás dos bastidores". Fiquei apaixonada pela área de Gestão e provavelmente farei algum curso ou faculdade nessa área!
    Adorei o post! Parabéns e sucesso!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, sua linda, que post mais completo! Aposto que vai ajudar muita gente. A lista ficou bem bacana, e mais, o mercado tá sempre se renovando e criando mais necessidades e áreas, né? Achei super interessante


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Marcela, quanta área! Não tinha noção de quantos locais as pessoas que estudam moda, podem trabalhar, dá até para comparar com quem estuda Direito! Amei saber disso tudo Flor ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Opções maravilhosas na moda, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Existem mesmo muitas profissões no ramo de moda. Eu sou formada em Jornalismo e sonho em algum dia trabalhar nesta área! ;)

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  8. Caramba kk nao sabia que existia tantas profissoes assim no ramo da moda. Não pretendo seguir a área porque eu e moda a relação é 0 KKKK
    Mas eu curti o Editor de moda haha u.u

    http://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que era totalmente leiga nisso, pois não conhecia nem metade dos nomes, embora já imaginasse e tivesse ouvido falar de algumas funções.

    Beijos,
    Última postagemFanpage

    ResponderExcluir
  10. Realmente, o campo de profissões no ramo da moda é bem grande. Você já escolheu em que pretende trabalhar?
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha a visão bem limitada mesmo. Já passou várias vezes na minha cabeça cursar moda, mas não sabia quais funções eu poderia ter nessa área. Cool Hunter é bem interessante né? Ainda mais pra gente que visita vários blogs. Acho que o marketing de moda eu posso trabalhar, mas preciso fazer um cursinho (mesmo que em curto prazo) de moda, porque só faço Publicidade e Propaganda agora, que tem um pouco (muito) de marketing. Nossa, acho que se eu fizesse moda, também iria ficar louca querendo ser editora de moda. Porque sempre quis trabalhar em uma revista de moda. Louco né? Haha! Ser figurinista deve ser bem legal também né? Acho que a minha prima é consultora de moda/imagem, ela tinha comentado comigo outra vez. Todos os visual merchandiser das lojas que eu gosto estão de parabéns, porque me ganham na vitrine mesmo. Estilista e modelista merecem meu respeito, porque é difícil ein! Acho que ser fotógrafa ou jornalista de moda também me atrai.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quantas opções legais, parabéns pelo post, super organizadinho! <3 bjss
    Blog Cheias de fé

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que existia tantas oportunidades para quem é formado em moda, deve ser demais ser produtor, né? Vejo a Isabela Marques e acho um trabalho incrível! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Vou só adicionar coisas pessoais ok? Editor e jornalista de moda: Você precisa ser formado em comunicação e ter curso extra de moda, sei disso porque é o que pedem nas vagas é um ramo da moda mas a faculdade é diferente rs Eu estou pensando em voltar a estudar e fazer consultoria acredita? Era meu foco quando fiz o técnico em moda rs Adorei o post ♥~

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria muito de trabalhar com moda, mas acho que mesmo tendo várias profissões dentro desse ramo, essa área está muito saturada não? :(
    Ótimo post Marcela, bem completinho e interessante!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não fazia ideia que era umas das área que mais empregam no Brasil, gostei muito. É muita área legal e realmente abrangente.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  17. Que tanto, não conhecia a maioria só o básico. Eu acho esse universo muito bacana. Mas acho que não conseguiria trabalhar além do blog mesmo hahahaha'

    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu amei o post, eu admiro muito esse curso de moda, porque sou apaixonada por moda. kkk
    Se eu cursasse esse curso, eu seria estilista ou produtora de moda, acho áreas bem bacanas e legais de exercer. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  19. MANO, EU N IMAGINAVA ISSO NUNCA KKKKKKKKKK. Mas, poxa que legal hein. Area não vai faltar né? Amei teu blog, post explicadíssimo. Amei isso. Muito cuidadosa em escrever, parabens. Otimo post, voltarei sempre, palavras bem escritas pra mim, me fazem retornar ao blog! PARABENS

    ResponderExcluir
  20. Gente eu não fazia ideia do tanto de ramos que um profissional da moda poderia seguir. É muito legal aprender sobre as ramificações de cada profissão, nos ajuda a entender muito mais o funcionamento de alguma modalidade do mercado. Eu mesma me surpreendi quando entrei no curso de jornalismo e descobri o tanto de coisa que podemos fazer também! Amei o post!

    Samantha | E Aí Ferrá

    ResponderExcluir
  21. Quantos cargos disponíveis hein...não sabia que era tão amplo assim envolvendo até jornalistas. Adorei esse post, aprendi muita coisa com ele...parabéns ♥

    ResponderExcluir
  22. Eu sou uma das pessoas que não tinha noção da existência de tantas áreas no ramo da moda, amei essa de marketeiro 😍 Parabéns pelo post, muito explicativo!

    ResponderExcluir
  23. Eu sou uma das pessoas que não tinha noção da existência de tantas áreas no ramo da moda, amei essa de marketeiro 😍 Parabéns pelo post, muito explicativo!

    ResponderExcluir
  24. é muita coisa pra uma área só né! eu fiz vestibular pra moda em 2009, passei e no fim não cursei, mas me arrependi de não ter feito moda e ter feito design visual! haahah hoje eu com certeza trabalharia como figurinista, eu simplesmente amo!

    beijos
    www.stylesense.com.br

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante esse seu post. De todas as opções que colocou haveria três que iria adorar. São elas: Cool Hunter, Marketing de moda e jornalista de moda. Mas a primeira.... adoro pesquisar...

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  26. Nem sabia que tinha tantos

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  27. São muitas profissões dentro da mesma área. Eu sou design de moda e pude conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas profissões. Fiz até uma curso de fotografia de moda.

    beijos

    www.apressadadesainha.com

    ResponderExcluir
  28. Seu post é super explicativo e achei muito legal que você conseguiu mostrar que na moda tem espaço pra todo mundo, eu vejo muita gente por ai falando que é super limitado o mercado quando na verdade é o oposto. Vou compartilhar com algumas amigas que tem vontade de entrar no ramo e quem sabe serve de inspiração para elas ne? Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Muitas dessas profissões eu não sabia que existia, mas desde pequena eu sonhava muito em ser uma estilista e ate cheguei á fazer alguns cursos mas infelizmente eu não pude concluir este sonho de infância. Mas quem sabe em um futuro eu possa voltar á este ramo da moda que tanto amo.

    ResponderExcluir
  30. O mercado da moda é tão amplo, existe inúmeras áreas e no seu post temos a oportunidade de entender um pouco mais de cada. Eu já trabalhei com estampas, eu amava! 💙 é tanta coisa pra se fazer e aprender. Muito interessante seu post, principalmente para aqueles curtem moda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Olá ola. Eita pega, que tanto de coisa meu 😍 se fosse para mim escolher um ou seria editor de moda ou jornalista de moda, mas infelizmente não tenho sonho de seguir nesse ramo. Amei como o post foi explicativo. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Genteeee!! São muitos ramos mesmo e nem sabia da metade hahaja mas que legal que exista tanta variedade e que existem essas pessoinhas apaixonadas por moda que nos ajudam todos os dias. Adorei teu post! Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Super extensa a área ne?Eu amo demais moda.. ainda chego lá!!

    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    ResponderExcluir
  34. OMG, quanta gente! Nem fazia ideia de que existiam tantos cargos assim, mas analisando um a um a gente vê as funções bem diferentes, que necessitam de profissionais mais especializados. Sempre tem espaço pra todo mundo que tem talento :D

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Que resenha maravilhosa.
    Esse é um ramo ótimo, e não conhecia todas essas profissões.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. eu sou formada em moda e sao realmente MUITAS profissões no ramo, da pra fazer mt coisa na area de moda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!