A diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos

segunda-feira, março 11, 2019

Se você, assim como eu, gosta de história da moda saiba que o post de hoje é especial! Vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos. Allons-y!

Embora nos dias de hoje a moda tenha evoluído para uma linha onde as roupas podem ser classificadas como sem gênero, durante toda a história da moda a diferença entre o armário masculino e o feminino surgiu decorrente as questões sociais, econômicas e politicas.
A diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos
Povos Egípcios já haviam a necessidade de classificação através das roupas para apontar o status social, o Chanti, uma especie de saia e o Kalasíris, uma túnica feita de linho eram usados apenas por homens e mulheres importantes na sociedade enquanto os menos favorecidos andavam nus. Esta distinção de classe se perpetuou entre os povos por muito tempo através de suas indumentárias. Ao passar dos anos, estas diferenças foram se fortalecendo, não apenas para distinguir classes mas, também, para distinguir homens e mulheres.

Durante o ano de 1090 novos tecidos, cores, técnicas de tecelagem e preparamentos de peles foram levados para a Europa Ocidental. Durante este período, homens usavam túnicas com mangas longas, mantos, chausses de vários comprimentos e calções, enquanto as mulheres, também usavam túnicas que iam do pescoço ao tornozelo e camisas de linho por baixo, porém, estas vestimentas eram de caráter funcional. Foi apenas durante o século XI que as roupas começaram a se apresentar com caráter estético e ter uma diferença significativa entre homens e mulheres, um exemplo foi o surgimento dos corpetes que marcavam o corpo feminino. Ainda na Idade Média, após a peste negra, começou a surgir as primeiras indicações da moda voltada para tendências.

Durante a história da moda, homens já usaram saias, salto alto e perucas. Os salto altos já foram considerados simbolo de poder e foi muito usado por Luis XIV, por exemplo. As saias e togas não foram usadas apenas por povos egípcios ou sociedades romanas mas também por czares, em meados de 1700. Enquanto as perucas eram usadas por ambos os sexos no período Rococó.
A diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos
A moda masculina que conhecemos hoje começou a surgir no século XIX, onde calças eram apenas usadas por homens. Enquanto as mulheres, eram proibidas de usa-las até o final do século, logo após, começaram a usa-las para trabalhar e só foram introduzidas dentro do cenário de moda feminino, feitas especialmente para elas.
A diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos
Portanto, a diferença entre o armário masculino e feminino sempre existiu. As indumentarias masculinas, por muitos anos, foram formas de se destacar socialmente diferente das indumentarias femininas, que sempre foram impostas. Nos dias de hoje, a moda evolui para que cada individuo use o que sentir se confortável e podemos ver isso acontecer nas passarelas, como no desfile da marca Givenchy onde Adriana Lima desfilou no "masculino".
A diferença entre o armário masculino e feminino ao longo dos anos

E você, já sabia de todas essas informações? Me conte nos comentários e deixem sugestões de postagens como esta, vou amar encher o blog de histórias da moda!


Me acompanhem na redes sociais:

You Might Also Like

33 Comentaram

  1. Post bem informativo. Gostei.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber um pouco mais sobre isso, informação é sempre importante. ♥
    Achei interessante.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Não sabia de todas as informações, e esse é um assunto que divide opiniões, né? Confesso que nunca me senti incomodada pelas roupas masculinas serem diferentes das femininas, mas é legal ver que hoje as empresas investem mais em peças que podem ser usadas independente do gênero. No fim, o que importa é só se sentir bem e conseguir se expressar através daquilo que a gente usa, independente de rótulos.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaila, talvez não sinta diferença nos dias atuais porque nós mulheres podemos usar calças, bermudas, saias de qualquer comprimento, mas antigamente era proibido, como explico acima. Logo, nos dias de hoje esta diferença é minima mas sabemos que roupas femininas e masculinas já foram sim muito distintas.

      Excluir
  4. Eu me interesso muito por esse assunto,quando eu era adolescente queria muito ser estilista,mas isso foi sumindo com o tempo,mas o gosto por me inteirar no mundo da moda nunca mudou. Eu confesso que curto usar mais peças ditas "masculinas" como camiseta,tênis,um jeans mais folgado...acho que o estilo conta muito na hora de se vestir e eu acho que a moda devia tirar esses rótulos,cada um vestir o que gosta sem ser julgado.
    bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  5. Não sabia sobre isso e amei. É tão legal ver que antigamente homens usavam saias e saltos e hoje em dia só de pensar nisso, os homens já se doem.
    Acho tão absurdo essa distinção de roupas, todo mundo devia vestir aquilo que quer.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É incrível como a houve uma mudança com o passar dos anos. Fico feliz por toda conquista que as mulheres conseguiram. É emocionante ver o sorriso das mulheres na foto em Paris.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Que aula!!! Nunca tinha parado pra perceber que os homens daquele século usavam salto mesmo, e é tão presente nas pinturas antigas, pena que passa despercebido. Lembro de ter lido que em uma época era inaceitável as mulheres usarem calças, tinha que ser saia ou vestido né? Nossa, não consigo não me imaginar de short, haha! Adriana Lima arrasa! Adoro posts assim! Traz mais!!!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que post interessante adorei saber mais sobre essas diferenças que aconteceu em cada ano que se passou.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  9. Marcela não me recordo se já comentei aqui porque abrir várias páginas comentei em alguns blogs e depois tive que sair.
    Mas se não fiz farei agora, o bacana é ver toda essa evolução da moda, ainda bem que os trajes são diferentes atualmente.
    E esse post faz agente voltar um pouquinho no tempo e descobrir essas interessantes histórias!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia nem metade do que disse. Excelente post!!

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  11. Eu amei essa postagem! A poucos dias eu assisti um vídeo da Maíra Medeiros sobre "rosa pra menina e azul pra menino" e ela nos mostra algumas informações sobre cores ao longo dos anos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  12. Muitooo legal esse post!
    Eu adoro história da moda, história num geral.
    Interessante pensar que antigamente os homens usavam salto e peruca e hoje em dia isso é visto como algo totalmente feminino... É de se pensar né?
    Essa parte do mundo quando as mulheres começaram a usar calças é incrível, acho sensacional, imagina na época o empoderamento que elas não sentiram??
    Bem legal o post, parabéns!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei conhecer um pouco sobre a história por trás da moda, ainda não conhecia alguns fatores .

    Beijos boa semana
    Www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Algumas coisas eu já sabia, mas outras não. Concordo que a moda vem evoluindo muito e hoje temos mais escolha, mas a moda ainda é imposta sobre as mulheres de muitas formas. Em muitos casos temos que usar algo porque é o que é produzido, é o que é fornecido nas lojas e nem sempre encontramos coisas que foge da temporada, coisas que realmente gostamos. Enfim, já conseguimos muito, mas o caminho está somente começando.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu adoro saber mais sobre a história.
    Eu fiquei de cara com as informações e essa foto das mulheres sorrindo.
    O único que eu sabia um pouco era sobre os homens com saltos e perucas.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia todas as informações e adorei poder saber mais.
    Tem muita bagagem na história das roupas.

    Abraços e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei o seu post, muito interessante.
    E só de imaginar que antigamente os homens vestiam coisas que hoje em dia são considerados "somente femininos" e nem se importavam.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela, tudo bem?
    Pensando nessas questões históricas, só consigo sentir muita pena das mulheres que um dia foram obrigadas a usar vestidos pesados e espartilhos desconfortáveis hahaha! :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Pode encher o blog com história de moda sim, porque eu adoro! É louco pensar que um dia homens usaram saias e vestidos (claro que hoje usam, principalmente em alguns paises), mas de uma forma completamente diferente do que era.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Ainda hoje as marcas de roupa diferenciam economicamente as pessoas. Quem pode comprar uma marca de luxo? Essas diferenças sempre vão existir!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  21. Mas gente, que post incrível, Marcela! Eu não fazia ideia e achei incrível como as coisas evoluem! E ainda bem que evoluem, né? xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  22. Também amo a história da moda, era uma das minhas matérias favoritas quando eu cursava design. Aliás, o que eu mais gosto na moda é essa adaptação à história, como durante a primeira guerra mundial, quando as mulheres começaram a usar calças e os estilistas tiveram que motivar ainda mais a criatividade para criar peças baratas e com pouco tecido, já que a guerra atrapalhou a produção e a exportação de fibras e tecidos.
    Acho que o período rococó foi o mais ostentoso para ambos os gêneros, quanto mais exagerado melhor. Eu fico feliz que atualmente cada indivíduo possa usar aquilo que se sinta bem, eu mesma sempre ataco o guarda roupa do meu marido ou a seção masculina das lojas, haha.
    Amei seu post, como sempre, super informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  23. Que legal, adorei saber sobre a historia, sabe que a unica coisa que eu sabia era sobre o salto dos homens, kkkk. Ótimo post.
    Beijinhos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  24. Mulher, amo saber historias assim!
    eu não sabia quase nada
    Obrigada!
    beijos
    Taty
    https://adoravellar1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post, muito bem escrito. Realmente essa imposição de roupas femininas e roupas masculinas, que mulher tem q usar isso e homem não pode usar aquilo, não faz sentido.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. ah que post super bacana! eu que sempre amei muito historia da moda gosto mt de saber dessas coisas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  27. Que post incrível, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Que post incrível, amei ler sobre e ter esse conhecimento.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  29. Amamos o post super explicadinho, realmente existiu um período que as roupas femininas e masculinas eram bem diferentes uma das outras e essa distinção das peças demorou um bom tempo para ser quebrada e se tornar o que é hoje uma moda quase sem genero e com liberdade para usar o que quiser.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Que poste maravilhoso!
    Não sabia dessa história.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!