Entenda: como era a moda na década de 1950?

sexta-feira, outubro 11, 2019

*Este post é uma publicidade paga - This post is paid advertising.


Se colocarmos a moda feminina em uma linha do tempo veremos como o shape feminino transcorre entre mulheres como bibelôs, cheias de ornamentos e saias gigantescas, até as mulheres atuais que possuem independência para usarem o que quiserem. E para entendermos um pouco melhor sobre uma das décadas mais importantes para a história da moda, confira o post abaixo cheio de detalhes do que era tendência nos anos 50. Além disso, em parceria com a zapaka.com.au selecionei alguns vestidos vintages que é a cara da década para você se inspirar. Allons-y!
A moda quase nunca se contém em apenas uma década, um grande exemplo disso foi o visual popular que dominou os anos 50 que, ao contrário do que muitos pensam, começou no final da década anterior. Foi quando Christian Dior lançou uma série de tendências conhecida como "New Look", em fevereiro de 1947, onde a cintura marcada foi o destaque principal. Os tecidos eram luxuosos e cheios de volume, a figura feminina havia passado de quadriculada á uma figura de ampulheta com saias que iam até as panturrilhas e corpetes apertados que foram, novamente, introduzidos a cinturas minusculas. O novo estilo trazia lembranças da moda do século XIX, a famosa cintura "wasp waist" e as almofadas de busto e quadril completavam a figura de ampulheta.
Quando a década de 1950 realmente começou, mulheres já haviam se apropriado do novo estilo e usavam-o tanto de dia quanto de noite. Mas antes, muitas haviam protestado contra Dior pelo shape que retrocedia todas as suas conquistas adquiridas na época, já que o "New Look" exigia excessos de tecidos, manutenções recorrentes e modelagens que não eram nada práticas.

Quando os homens voltaram para casa depois da Segunda Guerra Mundial, as mulheres também se viram obrigadas a voltarem para casa como esposas, mães e donas de casa, em um sociedade conservadora. Com isso, mulheres começaram a gastar muito dinheiro com sua aparência já que as rádios, jornais, revistas e TV as lembravam todos os dias que deviam estar sempre bonitas para seus maridos.

O que as mulheres usavam nos anos 50?

O visual dos anos 50 era glamouroso e exigia que as mulheres sempre estivessem perfeitas para seus maridos. Além dos vestidos com cinturas marcadas e saias que iam até as panturrilhas, os acessórios eram indispensáveis para segurar o look como chapéus, luvas, joias, sapatos e cintos. Dentro de suas casas, as mulheres vestiam roupas mais simples e confortáveis.

Para festas e jantares noturnos era comum usar tecidos como veludo, seda, cetim e tule. Enquanto no dia a dia eram usados tecidos como algodão e lã. Além disso, os novos tecidos sintéticos estavam surgindo como o poliéster, rayon e nylon. O nylon e os elásticos começaram a ser usados na guerra mas depois passaram a ser usado nas roupas, principalmente nas intimas. As meias de seda, por exemplo, foram substituídas por meias de nylon.

O que os homens usavam nos anos 50?

Em toda a linha do tempo da história da moda as mudanças masculinas são minimas comparadas as mudanças femininas. Mas nos anos de 1950 houve algumas mudanças significativas para eles. No inicio da década homens usavam ternos retos e estreitos durante o trabalho com uma paleta de cores que não ia além do cinza, marrom e azul.
No entanto, quando o mal estar político havia diminuído, as cores, estampas e texturas começaram a surgir. Chamado de Mr. T. a nova tendência de moda masculina fez com que as ombreiras fossem removida dos paletós, as calças perderam as pregas, estampas fossem aplicadas e os tecidos passaram a ter texturas como o tweed, veludo de algodão e lã.

Embora seja visualmente lindo todos esses shapes, nem todos os designers da época aderiram. Coco Chanel odiava tanto o "New Look" que reabriu seu negócio após fecha-lo no inicio da guerra. Em 1954, ela voltou com os ternos finos em lã e tweed, além das jaquetas quadradas sem golas e saias retas e confortáveis. Hubert de Givenchy criou o "vestido de saco" em 1957 com shape solto e com a cintura totalmente livre.
O New Look durou toda a década de 1950 mas o estilo de vida de alta manutenção e cuidados deu lugar para a rebeldia dos anos 60.

Hoje em dia conseguimos usar peças dos anos 50 como inspiração para looks atuais. E em parceria com zapaka.co.uk, selecionei alguns modelos para você se inspirar. Além disso, tem código de desconto pra você seguidora do blog:
Código de desconto: BLOG10
10% de desconto no pedido inteiro 
Um uso por cliente
Como era a moda na década de 1950?
Links: 1 | 2 | 3
Como era a moda na década de 1950?
Links: 4 | 5 | 6 

Além disso, a de.zapaka.com lançou um vídeo super legal para ajudar você a se inspirar ainda mais na sua produção vintage. Confira abaixo:


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre a história da moda dos de 1950. Caso queiram posso me estender no assunto e falar mais detalhes sobre a moda masculina ou quem sabe sobre os cosméticos da época, aposto que tem muito assunto para contar. Deixem nos comentários suas idéias e dicas de postagens. Um beijo!

Me acompanhem na redes sociais:

You Might Also Like

30 Comentaram

  1. Que legal conhecer um pouquinho mais da moda nessa época!
    A seleção de vestidos está uma graça!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. ue fofíssimos os vestidos que você colocou! Adorei saber um pouco da história, eu realmente não sabia NADA sobre (só um pouco da história da Coco Chanel mesmo). E agora os anos 50 volta na moda com os poas né!

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seus posts são tão incríveis, Ma. Fico apaixonada quando vejo algo dessa época, principalmente se é looks, eram tão lindos. Sorte a nossa que muitas peças atuais ainda possuem referências daquela época!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado ver como a moda muda, e ainda mais pensar que a minha vó vivia nessa época e a minha mãe já era nascida. Eu gosto muito da cintura bem marcada <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A moda nessa época era muito interessante Marcela, os vestidos dessa loja são cada um mais lindos que outro!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita, mas eu amo demais a moda dos anos 50. Esse vestido de bolinha é lindo demais!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Eu acho linda a moda dessa década.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho um charme a moda dessa época.
    Acho lindos os vestidos vintage.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  9. Tudo que é vintage me atrai eu amei o post, eu sempre me inspirei muito na moda passada tanto que no inicio minha loja só vendia roupa neste estilo ! Confesso que queria ser mais alternativa e usar mais roupas dessa década mas é difícil achar com um preço acessível, gostei dessa indicação de compra, vou visitar o site pra conhecer mais.

    acho legal você abordar novamente esse tema eu iria amar ler sobre sabe os cosméticos da época.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. O New Look da Dior tentou alavancar o estilo feminino de antes da Guerra, pois durante os conflitos houve escassez de tecidos e as mulheres não se vestiam de forma tão "feminina". Acho legal como a moda reflete a forma como a gente vê o mundo e o momento em que a sociedade vive. Era de se esperar que a vestimenta feminina fosse mais delicada na geração babyboomers. Mas, eu sempre sou a favor da Coco Chanel e a sua rebeldia, haha.
    Amei o post Marcela, sempre gosto de ler sobre a história da moda. E eu conheço a Zapaka, sempre babo nos vestidos da loja, um mais vintage que o outro <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. É muito bom ver a transformação que a moda passou e como o passado pode ser incluído nos dias atuais.
    Os vestidos são lindos. Gostei muito do amarelo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Saude Cap

    ResponderExcluir
  13. If ever you needed an excuse to wear vintage fashion, what better way to show off your attire than to attend one of the numerous vintage and retro events that are organised across the country, and indeed abroad
    The Mens' Store

    ResponderExcluir
  14. These dresses are looking very nice. I like the yellow one!
    Thanks

    DailyProductz.Com
    DhakaCoaching.Com

    ResponderExcluir
  15. Vintage fashion is not just part of the past which has been resigned to the history books. Clothing styles from past decades continue to influence what we wear today, past fashions are simply reinvented and reinterpreted.
    Leland West Insurance

    ResponderExcluir
  16. Vintage has seen a major revival over the last few years, and is a trend which will keep your style unique and timeless.
    Child Actor LA

    ResponderExcluir
  17. Eu amooo os vestidos no estilos anos 50, 60... Acho lindíssimos e morro de vontade de usar um em algum momento! ♥
    Adoro esses seus posts mais históricos hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho uma graça esses vestidinhos bem acinturados. Acho foda como COCO sempre ia contra a maré em seu estilo de criação.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  19. Gente, esse post é incrível, maravilhoso!
    Amore, quem fez seu layout do blogger e colocou para você? É lindo, tu pode me indicar alguém que faça isso?
    Beijos, espero sua resposta lá no meu blog, obg amor!
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Essa moda conquista é linda, seu blog e top 💋💋💋💋
    www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  21. Gostamos do estilo vintage e também gostamos muito da historia da moda sempre estamos lendo sobre. Os looks eram lindos. Ainda não conhecíamos essa loja vamos dar uma olhada.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto das estampas, mas ainda bem que não nasci nesse período rsrs não faz mesmo meu estilo esses vestidos acinturados :P

    Beijos,
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  23. Looks tão lindos e elegantes, eu tenho uns 2 e amo
    Charme-se

    ResponderExcluir
  24. The classic dresser has a linear approach to fashion. She is one dimensional, conservative and her wardrobe is sturdy and reliable.

    https://angel.co/child-actor-la

    ResponderExcluir
  25. A deep look into what styles were trendy in the 1950's. Includes influential designers, celebrities, and economic factors.

    https://helenegoldnadel.carbonmade.com/

    ResponderExcluir
  26. São os tipos de vestido que mais gosto de usar, cho lindo os modelos e não sabia a década, aprendi aqui.
    Amei!!!!
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!