Paleta de cores do filme Coringa

quarta-feira, outubro 23, 2019

As paletas de cores encontradas em produções audiovisuais são essenciais para transmitir emoções, tanto dos personagens quanto dos ambientes, do tempo em que se passa a história ou do clima de determinadas cenas e, no filme Coringa não foi diferente. Depois de assistir-lo percebi alguns jogos de cores e resolvi compartilhar com vocês a paleta de cores do filme Coringa. Allons-y!

Caso você ainda não tenha assistido o filme recomendo que assista primeiro e depois volte para este post, já que pode conter spoilers.

Paleta de cores do filme Coringa

Uma mesma cor pode passar inúmeras mensagens diferentes e para que possamos entende-las é preciso analisar o contexto, seja do personagem, do acontecimento, da ação desse personagem ou do filme inteiro. Um grande exemplo disso é a cor vermelha, ela pode retratar muito bem uma cena de terror levando agressividade, como também, pode levar à cenas de paixão em filme de romance. Entende? Tudo depende do contexto.

No filme Coringa podemos ver a evolução da personalidade do personagem Arthur Fleck, em determinadas cenas, as cores conseguem te dizer exatamente esses momentos em que o personagem passa por introspecção e angústia e quando ele tem momentos de alegria e sua vaidade acende. Selecionei algumas cenas do filme junto a cartela de cores para vocês notarem como os tons mudam, apesar da paleta de cor ser quase a mesma.

Paleta de cores do filme Coringa - Joker
Paleta de cores do filme Coringa
Paleta de cores do filme Coringa - Joker
Paleta de cores do filme Coringa
Paleta de cores do filme Coringa - Joker
Paleta de cores do filme Coringa - Joker

Nas primeiras cenas do filme os tons são terrosos e dramáticos mostrando que Fleck ainda era um simples homem com problemas psicológicos, sociais e financeiros. Conseguimos ver isso nitidamente na primeira imagem acima, onde ele passa pela crise de gargalhadas incontroláveis. Nesta cena, conseguimos sentir sua angústia e a incapacidade em que ele possui de dominar seu próprio corpo.

No decorrer da história, a paleta de cores do filme Coringa começa a se transformar sutilmente. Sua ira vai tomando forma e as cores começam surgir com mais saturação. As cores quentes podem ser sinônimo de emoções intensas, por isso, em uma das últimas cenas conseguimos entender que a personalidade de ira de Coringa já está formada, antes mesmo do personagem cometer mais um de seus assassinatos inesperados.

A paleta de cores do filme Coringa é bem sútil mas se prestarmos o minimo de atenção conseguimos entender mais ainda as sensações do personagem. Agora eu quero saber de você, me digam nos comentários se também tinham percebido esse jogo de cores?

Já falei um pouquinho sobre paleta de cores do filme Star Wars e lá também conto uma pouquinho dessa relação entre cores, sentimentos e o filme em si.

Leia sobre a paleta de cores do filme Star Wars - Os Últimos Jedi

Espero que vocês tenham gostado desta analise e podem comentar a vontade mais filmes legais para que eu possa analisar junto com vocês!
Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

24 Comentaram

  1. We watched Joker with my fiance last weekend but somehow we did not like it, great acting but the story developed a little too slowly :( Regards:**

    ResponderExcluir
  2. Incrível como a paleta de cores não é apenas uma paleta de cores, é algo que é tão significativo quanto a emoção e a história do filme, né? Amei saber qual é a do coringa! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse tipo de postagem! Não assisti o filme ainda, mas adorei. Na minha época de faculdade produzi um curta e tínhamos que apresentar a palheta de cores que pretendíamos usar.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. As cores me parecem ser bem fechadas e sóbrias, mas como eu ainda não assisti ao filme, preferi não ler completamente o post, mas sem dúvida, depois que assisti-lo eu volto aqui, pois eu amo esse tipo de análise.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para assistir a esse filme!!
    Vou ver de ir nesse fds!! :D

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. ah ainda nao fui ver o filme e to doida pra assistir! todo mundo falando muito bem e eu adoro ver essas paletas de cores

    ResponderExcluir
  7. Que incrível você trazendo o coringa de outro ponto de vista... Amo a paleta de cores e acho que combina muito. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  8. Eu pensei que só eu prestava atenção nisso nos filmes hahaha eu achei demais! O filme foi impecável(na minha opinião) já vou conferir a paleta de cores de outros filmes também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vou ver ele hoje a noite! Uma amiga me recomendou super, dizem que vai ganhar o Oscar. Muitas cores mesmo, para expressar os sentimentos também né. Espero que eu goste do filme =)

    ResponderExcluir
  10. Bem legal prestar atenção na paleta de cores que são utilizadas no filme e como elas transmitem uma emoção diferente para cada cena.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Amei as cores, esse filme é demais, eu vi e adorei, super atuação bjo

    ResponderExcluir
  12. Achei bem interessante essa análise da paleta de cores do personagem que é extremamente denso e dramático. Ainda não vi o filme.

    big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Eu não assisti ainda, mas quero assistir. Eu adoro quando fazem essa divisão pra captar a paleta de cores, sou apaixonada. Obrigada por fazer esse post. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu tô bem ansiosa pra assistir esse filme e confesso que nunca prestei atenção sobre como alguns personagens tem essa mudança de cores. Arrasou

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti o filme e fiquei de queixo aberto. Amei o filme.
    Adorei a paleta de cores, q incrivel ne

    ResponderExcluir
  16. Interessante a tua análise do filme sobre essa ótica das cores. Eu não tinha lido ainda nada a respeito. Gostei!
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Ainda não assisti ao filme, mas achei bem interessante conhecer a paleta de cores do filme!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  18. Não assisti o filme, mas adorei a paleta de cores.
    Beijos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não assisti esse filme, mas de cara já amei seu post com referências das cores.
    Amiga seu posta ta perfeito e diferente de todos os outros posts sobre o filme.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  20. Não sou nem um pouco fã de filmes de super-heróis e afins, mas estão falando TANTO desse filme que eu estou louca para assistir, de verdade. Parece um puta filme!
    Antes mesmo de terminar a leitura do post, enquanto observava a paleta de cores, vi que ela foi ficando mais quente e gostei de saber que tem relação com a personalidade dele e tal. Acredito que não percebemos conscientemente as cores dos filmes, mas elas dizem muito sobre as produções.

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!