O estilo de se vestir de cada época

quinta-feira, maio 21, 2020

Ao longo da história da moda o estilo de se vestir sofreu inúmeras alterações decorrente á questões sociais, humanas e seus meios. As vestimentas femininas foram o alvo das maiores mudanças e, pensando nisso, fiz um vídeo com um pouquinho do estilo da década, dos anos 40 até os dias atuais.

O estilo de se vestir de cada época:

Fiz 9 estilos diferentes no vídeo acima para que ele não ficasse muito extenso mas, se quiserem, posso fazer os estilos de outras épocas anteriores também. Abaixo, coloquei as fotos para vocês conferirem mais detalhes das produções e do que rolava em cada época. Senta que lá vem historia da moda!!!
Anos 40
A moda feminina durante os anos 40 foi marcada pela Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 e fim em 1945. Com isso, a silhueta militar predominou o estilo das mulheres da época
Alguns pontos interessantes para entender a moda durante este período é lembrar que durante a guerra o governo limitava a quantidade de tecidos que cada fábrica podia comprar, já que os materiais estavam todos escassos e, por este motivo, mulheres se adaptaram as reformas de suas roupas para reutiliza-las. Outro detalhe para se lembrar, e entender um pouco do meu look escolhido acima, foi como as mulheres passaram a usar roupas melhor adaptáveis em ambientes de trabalho, já que agora eram elas as responsáveis em sustentar a casa, enquanto seus maridos e filhos estavam em combate. Além disso, as fibras sintéticas surgiram e ganharam força justamente em decorrência a escassez.
*Silhueta Militar: ombros retos, detalhes e acessórios com design militar como botões e broches.

No pós-guerra, a moda se manteve simples até que em 1947 o estilista Christian Dior lançou sua primeira coleção cheia de detalhes, fluidez e feminilidade com saias rodadas e compridas, salto alto e luvas. Assim ficou conhecido a uma nova fase, o New Look. 


Anos 50
Na década de 50 as mulheres já haviam adotado o estilo New Look, criado em 1947. O armário feminino estava composto por saias godês, saias plissadas, saias com pregas, vestidos com bainha sereia, vestidos com saia godê e plissados. Além das estampas que exalavam delicadeza, como as famosas estampas de poá, xadrez e listras.
Durante esse período as mulheres se tornaram novamente "donas de casa" e houve uma certa pressão para que elas, mulheres que trabalharam duro durante a guerra, voltassem suas rotinas tradicionais, de cozinhar, lavar e passar. Por conta deste fator, a estética de mulher "do lar" foi implantada como a mulher perfeita.
Em relação as luvas, elas faziam parte de um look completo e eram usadas em qualquer ocasião, não apenas para nos aquecer, como usamos hoje em dia.

Anos 60
Nos anos 60 a mulher estava se descobrindo sexualmente já que as pílulas contraceptivas foram aprovadas nos EUA e influenciaram na tomada de decisão sobre quando essas mulheres teriam filhos ou não e se iriam ter relações sexuais antes do casamento ou não. Era a mulher tomando suas próprias decisões.
E, como tudo se reflete na moda, a vestimenta das mulheres mudaram, deixando de lado as anáguas e crinolinas (saiote e armações para dar volume a saia) e optando por um visual com saias sem volume e cada vez mais curtas.

A estampa Vichy, usada no meu vestido acima, também foi um marco durante os anos 60. Contei toda a história dele no post: Xadrez Vichy.

Anos 70
Quando pensamos na década de 70 automaticamente nos associamos aos hippies. Todavia, existiram outros estilos que fizeram parte da moda desta época.
As peças mais icônicas foram as calças boca de sino no tecido de alfaiataria, crimplene ou veludo; calças jeans; macacão, blusas de gola rolê, saias e vestidos de comprimento curto e midi com meia calça colorida, entre outras peças. Além disso, tecidos pesados eram muito usados, principalmente nos grandes casacos que, na maioria das vezes eram de pele. Caso queira copiar essa moda, faça como eu e utilize um casaco sintético, os bichinhos agradecem.- e o meio ambiente também!

Anos 80
A década mais cool da história: anos 80! A loucura das roupas extravagantes, mulheres conquistando o mercado de trabalho, a influência dos videoclipes na moda e uma overdose de cores, podem resumir o que foi essa época.
A extravagancia muitas vezes foi deixada para as mangas das roupas, com isso, a manga morcego, manga bufante e manga balone estavam em alta. Contrapartida, as leggings, calças coladas ao corpo, eram outra sensação do momento e eram usadas até por baixo de saias, vestidos e shorts. Detalhe, quanto mais colorida, melhor!

Um dos maiores estilos da época foi protagonizado por Madonna, que carregava um visual com peças garimpadas em brechós. Um rápida pesquisa no google e você irá se deparar com produções cheias de rendas, transparência, maxi colares, brincos, pulseiras e muito strass. Ao contrário de muitos looks da época, a cantora investia na cor preta para suas produções.

Anos 90
Atualmente estamos revivendo muitas peças dos anos 90, logo, qualquer look que eu postasse por aqui se pareceria com fotos de look do dia. De forma breve, ressalto que, no inicio da década, a moda foi marcada por modelagens oversize e muitas cores. Após a ascensão do grunge, estilos mais minimalistas foram tomando conta da moda e peças como jeans, camisa xadrez, jardineiras, jaquetas e peças lisas, interromperam de vez os resquícios da moda da década anterior. 
Algumas peças que foram febre na época: mom jeans, shoulder bag, jaquetas jeans oversize, slipdress e as jardineiras jeans. 
O estilo dos anos 2000
As calças de cintura baixa, sem dúvida, marcaram a moda feminina dos anos 2000. Muito usada com cintos e correntes, o modelo Saint-Tropez foi o marco da época e, combinada com outra tendência do momento, o denim, era usada no modelo skinny, capri ou militar. As sobreposições, herança da década anterior, se reinventaram e passaram a serem feitas com blusinhas de alça fina e blusas de manga comprida e  também com vestidos sobrepondo calças jeans. Os acessórios como boinas, piercing no umbigo e brincos de argola desenvolvia o look!
Se você quiser visualizar tudo isso, basta se lembrar de filmes como Meninas Malvadas, De Repente 30 e Legalmente Loira.

Para finalizar, foi nos anos 2000 que muitos aparelhos tecnológicos fizeram sucesso, entre eles, as cameras digitais!
O estilo de 2010
Em 2010 a moda sofreu uma grande transformação decorrente a revolução sustentável, o surgimento do instagram e o estouro das Kardashians. Durante este período, o maior impacto foi as redes sociais e o fenômeno da influência.
No quesito estilo, surgiu a tão polêmica calça saruel, as saias de tule, saias longas com fenda, o blazer boyfriend, vestidos mullet e blusas com modelagem peplum. Nos acessórios, o lenço palestino, colar statement (aquele diferentão com flores em zircônio), faixas de cabelo estilo Blair Waldorf, tênis de salto alto e sandália gladiadora.
Anos 2020
Atualmente, é difícil definir o que é ou vai ser moda por aqui. Mas, o que podemos ressaltar são: a volta total da década de 90 e 80, ou seja, o público se divide e mescla entre a extravagancia dos anos 80 e o minimalismo dos anos 90; a sustentabilidade e o consumo consciente que dão espaço para outra a importância dos tecidos naturais como o linho; modelagens que dançam entre as modelagens dos anos 80 e inovam em diferentes recortes e as cores, que estão cada vez mais presentes em composições de looks e na maquiagem.

E, ai, qual estilo representado no vídeo foi o seu favorito?
Convido vocês a lerem a categoria de História da Moda aqui no blog, aposto que se você se interessa pelo assunto vai curtir o meu conteúdo por lá.
Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

47 Comentaram

  1. 1990 e 2020 são meus preferidos rs.
    Amei acho que não vi o vídeo, mas que bom que trouxe fotos e mais detalhes por aqui.
    Você arrasou.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal esse seu post, Marcela! Poder conhecer um pouco mais da moda de cada década! Você representou muito bem!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Que belo post, parabéns!!
    Adorei o glamour dos anos 50.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o estilo dos anos 40!
    Tão lindo, elegante e descolado ao mesmo tempo.
    Usaria com certeza nos dias de hoje.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. menina, você arrasou
    que artigo incrivel e lindo, os looks ficaram encantadores
    gosto dos anos 90
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o seu post no Instagram e até comentei lá de como amei o vídeo. Acho que, pra mim, a pior coisa é aquela calça boca de sino, sabe? Mas os looks tão lindos demais, todos eles!

    ResponderExcluir
  7. arrasou no post e no vídeo, muito legal isso de ver todas as épocas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Amei esse post detalhado, assim como achei maravilhoso o vídeo que você fez para o Instagram.
    Minha década favorita é 1980, gosto dessa liberdade de ser exagerada e vestir o que quiser. E acho que eu tbm fui muito influenciada pela minha mãe, que diz que 1980 foi a melhor década.
    Ahh e sobre 2010, eu tinha um desses colares statement. Lembra-se dos tênis sneakers? Que tinha um salto embutido? Era febre na época.
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post e o melhor é que percebemos que temos muita informação de moda dessas épocas, que tá bem em alta nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada pelo figurino da década de 50.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. 1970 eu acho um máximo, como com o tempo tudo vai se inovando né! amei

    ResponderExcluir
  12. Gente, primeiramente que talento é esseeee, maravilhosa!
    Apaixonei no 1970 e 1990.

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  13. wow you are so creative! totally love the 70s!
    xoxo
    style frontier

    ResponderExcluir
  14. Olá, postagem interessante os anos 70 ao 90 possui caracteristicas que estão se usando atualmente e, acho que é o caracteriza a atual epoca.

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muda e sempre volta o estilo, amei os anos 90.
    Beijos

    byglamour.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcela!
    Eu adorei a postagem e os seus looks <3
    Considero os anos 2000 como minha estética, meu estilo na hora de montar os looks.
    Mas sou apaixonada pela moda dos anos 40, 60 e 90 <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  17. 1990 ou 2010, adoro!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcela, tudo bem?
    Sem dúvidas minha época favorita são os anos 90.
    Tô amando que essa vibe tá voltando, junto com a dos anos 80!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Amooo as décadas de 70, 80 e 90, as minhas preferidas! Arrasou demais nos looks, eu ameeeei!

    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcela esse post tá muito incrível cada década com sua particularidade nos estilos em relação a se vestir eu gosto muito dos anos 50 e 60 e os dias atuais!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  21. Apaixonada em todos esses seus looks!!!
    Mas os looks dos anos 50, 60, 70 e 80 ganharam meu coração ♥
    Tá maravilhosa!
    Sério, você arrasa muito fazendo esses posts :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Cada look melhor que o outro que bonita que estás
    Beijinhos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  23. Que looks lindos. É incrível ver a mudança dos estilos e em como os gostos mudam. Minha estética favorita é a dos aos 90
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que lindo! Eu amo essa linha do tempo da moda! ♥

    ResponderExcluir
  25. Marcela, adorei o vídeo! Esse vestido de bolinha é a coisa mais linda! ♥
    E acho que atualmente a moda é um pouco de todas as outras décadas.
    Falando nisso, não que eu faça cara feia, mas não sei se usaria mangas bufantes hahaha!
    E o estilo da Blair, como tiaras e tal, eu amo até hoje! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  26. Assisti o vídeo e nem preciso dizer que arrasou, porque isso já é bem óbvio. Adorei o vídeo e a proposta dele, o meu look preferido foi o dos anos 50 e dos anos 60, também amei demais o dos anos 80 ♥.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Tudo bem?
    Meu Deus que perfeição de looks, um mais lindo que outro. Adorei ambos, difícil definir uma época como favorita.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  28. Sou super apaixonada pela moda dos anos 40 e 80, adorei as propostas que mostraste 😍 incrível!

    Um beijinho enorme **

    ResponderExcluir
  29. Que looks mais estilosos! AMEI O 90, 2000, 2010 E 202O!
    Ficou muito bom.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. São looks tão bonitos que a gente até fica sem saber qual escolher. Adorei saber um pouco mais sobre a moda em cada época. Ótimo post.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  31. Amei saber um pouco mais sobre o estilo de cada época. Os meus favoritos foram os estilos dos anos 60 e 90, pois amo a diferença dos estilos das duas épocas. 😊

    ResponderExcluir
  32. Eu vi o vídeo no instagram e eu fiquei chocada com ele. Além de ficar muito bom, relatou bem todas as épocas.
    As minhas preferidas definitivamente são os anos 70 e 80... era muito estilo.

    ResponderExcluir
  33. amei os looks, principalmente as décadas de 1940, 1950 e 2020.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  34. Eu amo tudo que é antigo e amo a decada de 20, 40, eu as vezes acho q ja vivi nesse tempo

    ResponderExcluir
  35. Década de 50 pra mim é onde a moda está mais elegante, eu amo

    ResponderExcluir
  36. cada época com seu encanto né! acho perfeito a moda!

    ResponderExcluir
  37. post muito legal e criativo!
    eu adoro ver os estilos de moda de anos anteriores, é estranho e lindo ao mesmo tempo.
    adorei, parabéns!!

    ResponderExcluir
  38. Nossa estou apaixonada nos looks que montou. Cada época com seu estilo e cores.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  39. Eu amo tanto suas postagens de moda! Adorei os looks que você montou e todas as informações que trouxe sobre cada época. Gosto muito dos anos 70, 80 e 90.

    Estou de volta com o blog! Não deixe de visitar e comentar por lá <3

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  40. E como mudou né kkkkk! Meu favorito é década de 80, amo esse estilo!
    Beijos!
    Lob Blog

    ResponderExcluir
  41. Uau, amei demais esse post, sem dúvida, meus favoritos são da década de 70 para frente! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  42. Que maravilhosaaaa! O estilo da década de 90 é o meu preferido, sem dúvida. Você arrasou.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  43. Adorei a postagem! Todas as épocas tiveram estilos lindos de se ver
    Só vivi o estilo dos anos 2000 em diante, o pop em ascensão e o público cada vez mais engajado nas tendências, tenho algumas fotos quando criança vestida exatamente nessa vibe! Hahaha
    Beijoos

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  44. Ficou ótimo o vídeo e como você montou seus looks, eu amo muito as décadas de 50/60 e estou viciada no momento na década de 90. Cheia de ideias de looks pós quarentena

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Amei esse post, gosto demais desses estilos mais retrô, o bom é que se pararmos para pensar tudo só mudou um pouquinho pois a essência continua a mesma. Eu uso muito saia e vestido godê mas, quero muito começar a usar sobreposições.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Adoro a maneira de como era o estilo nos anos 50, acho um estilo com uma vibe mais vintage e com ar de pin-up. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!