6 Dicas que todo estudante de moda precisa saber

segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Fazer faculdade de design de moda não é só glamour como todos pensam, aliás, quase nada é glamoroso. Assim como qualquer curso, na moda existem inúmeras barreiras dentro do curso e do mercado de trabalho e que acho importante ressaltar para que, de alguma forma, possa te ajudar. Pensando nisso, trouxe 6 dicas que todo estudante de moda precisar saber. Allons-y!

Dicas que todo estudante de moda precisa saber

Antes de irmos as dicas quero contar que há dois anos fiz uma postagem aqui no blog contando algumas coisas que os calouros em design de moda deveriam saber e esse post viralizou no Pinterest depois que compartilhei ele por lá. Mas, infelizmente, recebi um comentários aborrecido dizendo que postagens como a minha fazia a pessoa em questão desistir dos sonhos dela e aqui vai uma dica para a vida de todos que cresceram com a imagem que fazer moda é garantia de ser Alexandre Herchcovitch: moda é uma área como qualquer outra e, assim como o estudante de direito, nutrição ou jornalismo, você vai precisar estudar, se empenhar e sobretudo, se destacar. Tudo o que escrevi na postagem citada acima não é apenas minha experiência como a dos meu colegas de classe e professores. Faça moda, seja incrível e tenha os pés no chão, só assim você poderá aproveitar o que há de melhor dentro desse mercado de moda que é gigantesco mas feito de contatos e de pluralidades. Agora, anota as dicas abaixo e se joga!

1. Faça estágios!

Se tem uma dica de ouro essa dica é: faça estágios! Se conseguir fazer em áreas diferentes da moda, melhor ainda, já que assim você saberá no que melhor se identifica e estará adquirindo mais bagagem. Digo isso porque depois que me formei percebi que a maioria esmagadora das empresas exigem experiências dos formados. Foi nessa hora que agradeci ter feito 3 estágios.

Falando um pouco sobre minhas experiências, fiz meu primeiro estágio em uma empresa têxtil como assistente de estilo e lá dentro pude ter contato desde a criação de moodboard de coleção até corte de moldes com a modelista. Depois, fiz estágio com uma estilista onde pude trabalhar com marketing de moda e desfiles no geral. Por fim, trabalhei na empresa InboxShoes no e-commerce da marca onde pude me desenvolver muito e descobrir de fato qual área da moda me identifico. Se quiserem, posso fazer um post sobre minha profissão.

2. Crie um portfólio

O portfólio é uma peça fundamental para você mostrar para as empresas sua criatividade e seus conhecimentos, por isso, é importante que você catalogue todos os trabalhos que fizer dentro da sala de aula e até mesmo no seu estágio. Ah, outra dica importante é você aproveitar e fazer todas as atividades do curso da melhor maneira possível e ir colocando toda sua capacidade ali, justamente para ter um portfólio mega atraente. Veja o meu portfólio clicando aqui para se inspirar.

3. Tenha uma rede de contatos

São seus amigos, colegas de classe e professores que vão te ajudar na hora de conseguir novos trabalhos, por isso, é importante criar uma rede de pessoas que possam te agregar assim como você irá agrega-las. 

4. Cuidado com as vagas de trabalho exploradoras

Assim como acho mega importante que você faça estágio enquanto estiver na faculdade também acho importantíssimo que você se atente a descrição da vaga em questão e saiba seus direitos como estagiário. Além disso, exija sempre um contrato para sua segurança.

Digo isso porque já tive uma péssima experiência com um "contrato boca a boca" onde trabalhava por de mais de 10 horas por dia, de segunda a segunda e o pior de tudo, usando meu computador e meu celular com meu número pessoal. Fora as questões de salário onde a estilista em questão não havia declarado uma data de pagamento, atrasava meu salário por meses e ainda me pagava de pouquinho em pouquinho jogando questões pessoais para justificar tudo isso. 

5. Tenha paciência e construa sua carreia

Sei que quando estamos na faculdade de moda temos a ânsia de entrar atuando na área que tanto sonhamos mas calma, tenha paciência e construa sua carreira aos poucos. Dificilmente alguém consegue se formar na faculdade já sendo um grande estilista ou um coordenador de e-commerce de moda. Para isso você precisa de bagagens e essa é a hora que você está começando a adquiri-las.

Uma dica importante é, faça além da faculdade e invista seu tempo em cursos livres, exposições, filmes, documentários e devore os livros. Aqui no blog tenho feito algumas resenhas de livros de moda que você vai adorar.

6. Aproveite cada segundo como estudante

E a última dica é: aproveite cada segundo como estudante de moda. Sei que estamos passando por um grande problema mundial mas mesmo assim, tente aproveitar cada aula, cada pdf que os professores te disponibilizarem (eu salvei todos os meus no drive), cada troca de informação com seus colegas de classe e, principalmente, absorva ao máximo os aprendizados dentro dos estágios porque são eles que te farão ser um profissional cheio diferenciais.

Por fim, essas são algumas das minhas dicas que acredito que todo estudante de moda precisa saber. Caso você tenha alguma dúvida, me envie lá no meu Instagram: @marcelamirandda. Beijos!

Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

22 Comentaram

  1. These are wonderful tips! Internships help develop your professional aptitude and provide a greater door to opportunity.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcela.
    Acredito que como toda profissão tem seus desafios. As dicas são ótimas para quem está começando nesse mundo. Eu li uma série de livros que se passa em uma faculdade de moda e gostei bastante de saber mais sobre.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. que bons conselhos e dicas que deixaste
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Marcela, post bem importante! E acho que não serve só para a área de moda, sabe? Para todos estudantes! É bom a gente ver com bons olhos a profissão que escolhemos, mas é fundamental saber que também ocorrem perrengues. E estágio ajuda muito mesmo! Principalmente para saber qual é a área que a gente mais gosta. E ter contrato boca a boca nem sempre funciona mesmo. Porque existem profissionais incríveis, mas tem muito gente com índole duvidosa. E fala sobre a sua profissão sim! ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela, tudo bem?
    Ótimas dicas, e super aplicáveis fora do mercado da moda também.
    Eu sou publicitária e daria esses conselhos caso algum calouro me perguntasse como é estudar e trabalhar com isso.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Ótimos conselhos, postagem nova...
    https://bloginventomoda.blogspot.com/2021/02/olho-na-tendencia-vestido-midi-de.html
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Que legal que seu outro post viralizou no Pinterest, achei demais!
    Tomara que esse post também viralize hehe :)
    Adorei as dicas, mesmo não cursando moda nem nada, acho bem bacana quando você fala sobre e sem contar que essas dicas servem para várias áreas.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    qualquer profissão singrar no mercado de trabalho exige muita persistência, aqui em Portugal o problema são as "cunhas" ou o quem indica, familiar ou amigo de político sempre passa na frente!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcela,
    Sábios conselhos, aliás o estágio acho super necessário em qualquer área que você curse uma faculdade.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  10. Sempre gosto de ver posts sobre a sua área amiga.
    E concordo é como qualquer outra basta a pessoa ter noção e correr atrás das coisas, estudar e tudo mais.
    Ótimos conselhos e esse post vai bombar(no sentido bom) tanto quanto o outro.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  11. Queria tanto ter feito estágio na minha faculdade, porém eu tentei, tentei, tentei e não consegui. Como não era obrigatório, não tinha problemas. Consegui experiência em um ou outros projetos fora a faculdade, porém nada que conte tanto na grade curricular quanto um estágio contaria.
    Mas de resto super concordo, contato é tudo! Aqui em Belém é o que mais conta e após isso vem a experiência xD. Mas o que mais tem é trabalho com ofertas abusivas, pois tenho amigos que tem experiência demais em trabalhos e mesmo assim, com pós e tudo, as vagas que aparecem é totalmente sem nexo.
    Estou tentando construir aos pouquinhos a minha carreira, com o tempo eu chego lá.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas dicas, assim é em outras profissões também, fazer estágio é maravilhoso e abre caminhos para uma boa profissão. E ter paciência é fundamental, afinal, coisas boas requerem tempo.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  13. Já começou o post falando o que eu também sempre digo, todo mundo acha glamouroso o curso de moda, mas quem vê close não vê corre né?!
    Acho super válido você falar da sua profissão. Quando fiz o curso tive a oportunidade de apenas um estágio, como professora de desenho de moda, mas na época algumas coisas atrapalharam minha entrada no estágio. Aqui na minha cidade trabalho relacionado à moda é escasso.
    Amei seu post, achei mega informativo pra quem deseja entrar nessa área.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  14. Achei as dicas tão boas e o melhor é que se encaixa também na minha área de Jornalismo.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  15. Oi lindona,
    amei demais saber dessas dicas, fazer estágio ajuda demais a pegar prática.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sou de outra área mas adorei as suas dicas!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  17. Achamos o post super necessário, realmente as pessoas acreditam que é puro glamour mais não é bem assim. Quando estávamos fazendo faculdade o quanto é difícil de se arranjar um estagio se voce não conhece alguém ou não tem experiência.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Suas dicas valem não só para o curso de moda, como pra tantos outros, eu que faço jornalismo, daria essas mesmas dicas! Muito bom viu!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. dicas maravilhosas demais, que se encaixa em diversos cursos além do de moda.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcela, ótimas dicas que podem ser muito aproveitadas por estudantes de diversas áreas. A questão do portfólio é que varia mais.
    Um post muito útil.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas. Acho que a do estágio vale para todos os cursos, é preciso ganhar experiência me todas as áreas para ter melhores chances.
    O modelo dessa blusa amarela é tão bonita
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!