8 Livros Para Entender Mais Sobre Moda

sexta-feira, setembro 23, 2022

Assim como em qualquer outra área, na moda a leitura é essencial para entender conceitos, o passado, o presente e o futuro. Pensando nisso, listei 10 livros para entender mais sobre moda.

8 Livros Para Entender Mais Sobre Moda

Se você está aqui lendo está postagem certamente possui um maior interesse pela moda e compreende que a ela vai muito além das tendências. A moda é uma forma de se expressar, é um registro histórico e é fundamental para entender comportamentos da sociedade, seja em âmbitos culturais ou políticos. Resumindo, a moda é arte e comunicação. Segue a listinha abaixo:

Moda Uma Filosofia - Lars Svandsen
Um dos meus livros favoritos desta lista, Moda Uma Filosofia faz o questionamento sobre a escolha das nossas roupas e a mensagem sobre quem somos. 

O autor reúne referências que vão da música pop e da arte contemporânea a pensadores, concentrando-se no vestuário e fazendo um apanhado histórico e analisando a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo.

Moda & Sustentabilidade: Um Design Para Mudança - Kate Fletcher e Lynda Grose
Eu já citei esse livro por aqui umas cem vezes mas não me canso de indicar para vocês. 

Moda e Sustentabilidade é um livro necessário para todos estudantes da área de moda; para aqueles que se interessam com questões sustentáveis e para aqueles que querem fazer a diferença, já que a cada capítulo é exposta uma situação e uma proposta de inovação.

Para ler minha resenha completa clique aqui.

A Roupa E A Moda - James Laver
Outro livro que já resenhei por aqui e acredito ser fundamental para quem está iniciando os estudos em história da moda. 

O livro apresenta de forma leve e compreensiva as principais etapas da evolução, principalmente em termos do desenho e dos materiais, do vestuário no mundo ocidental, desde a invenção da agulha na pré-história, há cerca de 40 mil anos, até a atual revolução do jeans e do prêt-à-porter.

Para ler minha resenha completa clique aqui.

O Consumo De Moda - Ana Paula De Miranda
O livro aborda basicamente o Estudo do consumo de moda e seus significados e significantes em muitos aspectos e considera teorias no desenvolvimento da identificação social e o papel da moda em facilitar estas construções.

É um livro um pouco denso apesar de ter apenas 128 páginas, mas vale a pena.

O Casaco De Marx - Roupas, Memórias e Dor - Peter Stallybrass
Esse livro li na faculdade e preciso reler para a pós-graduação então não tinha como não citar ele por aqui. 

O escritor nos faz pensar sobre nossa relação com as roupas e com as coisas em geral. Através das idas e vindas do casaco de Marx, que nos faz refletir sobre as complexas relações entre as coisas como objetos de uso, como objetos aos quais imprimimos nossas marcas, como objetos que carregam nossa memória, e as coisas como mercadorias.

As Engrenagens Da Moda - Daniela Dwyer
Com muitas ilustrações e um design gráfico criativo, o livro traz a história da moda no mundo e no Brasil. Trata, entre outros temas, da tecnologia dos tecidos, descreve a ocupação de cada profissional na área e apresenta dicas sobre oportunidades de negócios e de trabalho. Perfeito para quem está iniciando na área e precisa de um norte.

Moda Com Propósito - André Carvalhal
Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas. Agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados. 

André Carvalhal reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito.

A Moda Imita A Vida - André Carvalhal
A moda imita a vida trata de comportamento, construção de percepção, identidade, imagem e posicionamento para marcas de moda. É uma reflexão sobre o que ocorre quando são feitas escolhas para traçar um caminho convincente que promova diálogos, conquiste parceiros e estabeleça relação, interesse e vínculo com o público consumidor.

100 Anos De Moda -  Cally Blackman
Com mais de 400 imagens icônicas, este livro conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo dos dias atuais. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

8 Livros Para Entender Mais Sobre Moda

E você, tem alguma indicação de livros de moda para fazer? Deixe nos comentários! 

Me acompanhem na redes sociais:
contato_marcelabog@outlook.com

You Might Also Like

5 Comentaram

  1. Oi Marcela,
    Confesso que estudei moda, mas aqui na minha estante só tem três livros físicos sobre o assunto, haha. Como eu gosto de história, amei a dica do livro Moda Uma Filosofia. E acho que o livro Moda e Sustentabilidade conversa bem com o O Consumo de Moda.
    Gostei das indicações!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ainda não li nenhum desses, mas gostei das indicações. Vou salvar seu post para procurar mais material sobre o tema!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
  3. Conheci esse site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! ��

    Meu Blog: Larissa Télez

    ResponderExcluir
  4. Ótimas indicações, Marcela.
    Moda & sustentabilidade me despertou muita curiosidade porque são temas que gosto e tem também a questão sustentável.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Me parece un post super interesante para todas aquellas a las que nos encanta la moda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Siga o blog!